terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Desporto: sim ou não e a partir de que idade?


AFF - Sim! Claro que sim! Acho que todas as crianças deveriam participar em algum tipo de actividade desportiva, desde que não tenham condicionantes físicas que impossibilitem a prática de desporto. A A. anda na natação desde os 12 meses e a C. vai começar a frequentar as aulas agora durante o mês de Novembro. No caso da natação, penso que quanto antes for iniciada a sua prática, melhor. No caso de outras modalidades, os 3 anos parecem-me uma excelente idade para iniciar a actividade.

CF - A resposta é sim, sem sombra de dúvida. A verdade é que desde bebé que queremos colocar o R. na natação. Depois, em conversa com o pediatra, aconselhou a partir da primavera e, o que é certo, é que já passaram duas primaveras e o rapaz ainda não foi inscrito.
Até ao ano letivo anterior tinha motricidade e dança na creche. Este ano letivo tem expressão motora no colégio que contempla, para além de outras atividades psicomotoras, seis aulas de natação curricular, a iniciar em março. Parece que vai ser desta!!!

GC - Sim, acho que sim :) Mas a partir dos 4/5 anos. A maioria das creches contempla já uma actividade motora (ginástica) e até essa idade acho que é suficiente. Depois dos 4/5 anos acho importante ter uma actividade extra período escolar, um desporto, seja ele qual for. Confesso que acima de tudo, como mãe, promovo uma actividade que veja que lhes dá prazer. O Gui já frequentou várias modalidades, até acertarmos em uma que vejo que ele realmente GOSTA (e não frequenta só porque sim). Para nós foi a natação, que só iniciou com 7 anos mas que realmente foi super importante, em todos os aspectos. Possivelmente o H para o ano irá igualmente para a natação mas, por enquanto, as aulas de movimento da escolinha chegam.
Falando um bocadinho mais a sério e correndo o risco de ser mal interpretada, não aprecio o desporto de competição nos meninos mais pequenos, a não ser naqueles casos em que se vê claramente que a criança nasceu para aquilo. Mas o que por vezes vejo são os pais a forçar um desporto porque eles próprios gostam e põe nos filhos grandes expectativas em relação a resultados.
Competição é boa, mas com moderação...

EG - Claro que sim! Por ter o privilégio de viver no campo, a promoção do desporto fica facilitado: joga-se futebol, corre-se no jardim, anda-se de bicicleta no pátio!
Esta semana vamos começar a ginástica no infantário. Acho que vai ser muito bom para o desenvolvimento dele. Queremos também que, em breve, seja feito o primeiro contacto com a piscina.

VHE- Desporto em qualquer idade SEMPRE que possível. Agora pensam vocês que somos uns desportistas cá em casa... mas não. A começar pela mãe que está cheia de intenções que não passam disso mesmo.
Com a mais velha iniciámos a natação aos 6 meses. Depois constipação para cá, falta de motivação nossa para lá, desistimos. Retomámos aos três anos, desistimos passados uns meses. Com a mais nova já nem iniciámos. É verdade que elas na escola vão fazendo alguns exercícios. Temos a sorte de na escola primária terem natação como aula de desporto. Não gosto da ideia de as crianças irem obrigadas para as actividades extra curriculares, acho que devem ir se estiverem motivadas. Das muitas actividades pedidas pela Bruna, só lhe vi paixão pelos cavalos, logo vamos iniciar a equitação.

RP - A Frederica iniciou a adaptação ao meio aquático com cerca de ano e meio. Adora água, mas só até ao pescoço. Sai à mãe!
Este ano tem ballet na escola que era uma actividade que ela já pedia para fazer. O judo será a próxima actividade a experimentar. Acho importante "mexerem-se", mas sem pressão e sem exageros.

AMR- desporto sim! Correr saltar e brincar! Actividades extra curriculares em cima de actividades extra curriculares e desporto em regime militar por obrigação não!

MF - Penso que a atividade física e desportiva é muito importante para o desenvolvimento das crianças (e adultos também, claro)! Não deve ser encarado como uma obrigação, mas como um prazer e, por isso, parece-me que se for estimulado desde cedo será vantajoso. O G tem motricidade no colégio, desde os 2 anos, e este ano iniciou a natação, que adora. A partir daqui, será ele a escolher (quando tiver idade para isso) qual o desporto que gostaria de praticar.

Sem comentários:

Enviar um comentário