sexta-feira, 25 de março de 2016

Enganar a fada dos dentes


A B1 anda "louca" com a fada dos dentes.
Eventualmente terá visto o conceito algures em desenhos animados e desde então está sempre a confirmar se os dentes estão a cair. A ideia dela é ver o que fada lhe trará quando esse dia chegar. Mas até lá, está a desenvolver estratégias para conseguir enganar a dita fadinha.

Ontem, quando íamos para a cama, mostrou-me triunfalmente um protector de tomada que queria colocar debaixo da almofada. "Isto parece um dente mamã!". Ora, a ideia seria colocar o-que-parece-um-dente debaixo da almofada e receber um-presente-à-séria! Um negócio destes não pode falhar.

Deixei-a prosseguir com o seu negócio da china. Dormiu com empenho e quando acordou, a primeira coisa que fez foi levantar a almofada. Não tardou a substituir o entusiasmo por desânimo. Meio escondida, observava a matreirice e ouvia-a exclamar "Oh! A fada não veio!".

Aproveitei para fazer-me valer do momento para um ensinamento para a vida. Não devemos enganar os outros, porque o resultado não é bom para nós, também. E disse-lhe que a fada tinha passado cá por casa, tinha visto que a B1 a tinha tentado enganar e se tinha ido embora triste, com um aviso: se ela tentasse enganá-la novamente, a fada não viria quando caísse o seu primeiro dente.

A história pareceu-me ter efeito. Ficou a integrar a informação e não me disse mais nada...

Agora mesmo, ao deitar, quando estávamos a falar sobre o dia, depois da história da noite, diz-me a B1: "Oh mãe, conta-me lá essa história da fada, outra vez, que eu ainda não percebi!".

Lá contei a história toda outra vez... "Então ela veio cá a casa e não deixou nenhuma prenda?"
Mais um conjunto de ideias de que não devemos enganar as pessoas. "Oh mãe, mas eu ainda não percebi. A fada esteve mesmo cá?".

Portanto, mais do que a ideia de que não deve enganar as pessoas, a preocupação dela é se a fada realmente apareceu ou se foi tudo fruto da minha imaginação! Ou pior ainda, se não sou eu que estou a enganar!

Mãe sofre...

AG

1 comentário:

  1. Muito engraçado o tópico! =) As crianças são expertas, as vezes penso que até sabem mais do que nós. É incrível como podem até nos ensinar coisas. Cada vez tenho mais a certeza que já vêm com o manual de instruções todinho na cabeça hehehehe

    ResponderEliminar