sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Uma nova forma de dependência?

O FB é ubíquo! Toda a gente tem, toda a gente vê! Muitos usam para divulgar trabalho, ideias ou simplesmente o que estão a fazer, seja o que for. Se algum acontecimento não está no FB não aconteceu! As pessoas vão passear mais preocupadas com aquela foto para o Instagram do que em aproveitar. 
Poucos recusariam a ideia de que estão viciados no FB... Mas e se esta adição não for inofensiva? 
A verdade é que pouco a pouco estamos a adormecer os nossos cérebros. Tal e qual a "junk food", o FB é informação rápida, descartável, com muito pouco conteúdo sólido, muito pouco conteúdo enriquecedor. Não seria grave se apenas "consumíssemos" uma dose pequena de FB, mas será que estamos a exagerar? Qual será a dose segura? Overdose de FB, será que existe? Ou estaremos a envenenar cronicamente o nosso cérebro?

O tempo ditará algumas destas respostas, mas até lá, e como em tudo o que desconhecemos, a prudência seria recomendável. Em primeiro lugar é preciso reconhecer o comportamento aditivo:
1- vais ao Face antes de tomar o pequeno almoço?
2- se tiveres um tempo morto pegas imediatamente no telemóvel para ver se alguém publicou algo novo?
3- ficas ansioso quando ficas sem bateria?
4- quando alguma coisa acontece publicas logo no Face?
5- tiras fotos só a pensar em publicar?

Se respondeste que sim a 3 ou mais itens estás viciado no FB.
Não há ainda estudos que permitam saber qual o melhor tratamento para estes casos, mas seguramente passará por passar mais tempo desligado! Para o bem da criatividade... 

AMR 

Sem comentários:

Enviar um comentário