terça-feira, 20 de outubro de 2015

Macaquinhos de imitação










Toda a gente sabe que quando alguém boceja nós bocejamos a seguir. E que nos encolhemos todos quando vemos alguém dar um tombo monumental. Que quando sorrimos muito geralmente nos devolvem o sorriso. E também já devem ter notado que aprendem melhor quando alguém demonstra, do que quando alguém apenas explica. 

Quem tem filhos todos os dias vê neles um reflexo de muitos gestos que faz (e não daquilo que diz!). Como se explica isto? Neurónios espelho! O que é isso?

Há alguns anos, um grupo de cientistas que estudava quais as áreas do cérebro que se activavam com determinadas tarefas, descobriu que os neurónios que se activavam no macaquinho ao ver o cientista pegar em amendoins, eram os mesmos que se activavam quando o macaquinho pegava em amendoins. 

Isto quer dizer que quando nós vemos fazer uma tarefa, o nosso cérebro está a activar exactamente as mesmas vias, como se nós estivéssemos a fazer essa tarefa. 

Um exemplo prático (de gaja) : nas aulas de aeróbica (ou zumba que está na moda) o professor exemplifica e o vosso cérebro já está a fazer disparar os neurónios responsáveis por mexer de forma coordenada as pernas e os braços de acordo com aquela rotina, e assim, quando vocês forem experimentar logo a seguir, o vosso cérebro comanda os vossos músculos a fazerem o que viu (sim, porque é o cérebro que vê!) e que já experimentou

Assim sendo, o cérebro vê fazer, o cérebro faz! Fantástico, não é?

Por isso, sempre que estiverem com os vossos filhos lembrem-se: tudo o que eles virem fazer os cérebros deles estão já a simular (para fazer logo a seguir!).

AMR


Sem comentários:

Enviar um comentário