quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Lembrancinhas para o Pão por Deus

Cresci e vivi na cidade até aos meus 25 anos. Para mim, o Pão por Deus não me dizia rigorosamente nada. Aliás, o dia 1 de Novembro era para mim aquele feriado em que sabia que as pessoas iam ao cemitério.
Casei e vim viver para uma aldeia. No primeiro ano, lembro-me de ter acordado com a campainha e ainda não eram 9 horas. Fiquei irritada confesso, pois era feriado e eu queria era dormir. Mais tarde e depois de várias crianças me tocarem à porta e de gritarem em uníssono "Pão por Deus", percebi que se tratava de algum costume aqui da aldeia. Só no dia seguinte, quando cheguei ao trabalho, é que me explicaram que era uma tradição antiga.


Aqui onde moro, dizem os mais antigos, que o Pão por Deus, servia para as crianças, cujos pais tinham mais dificuldades, receberem alimentos que eram depois guardados para usar durante o ano. Na altura era frequente as famílias mais abastadas oferecerem frutas, frutos secos, broas (as chamadas broas dos santos, ainda usual nos dias de hoje), moedas e, mais tarde, chocolates.
Com o passar dos anos foi-se perdendo esta tradição ou alterando um pouco este costume. Hoje há um pouco a fusão entre o dia do Pão por Deus (1 de Novembro) e o Dia das Bruxas (dia 31 de Outubro), embora não tenham nada a ver uma com a outra. Como tal, acaba-se por dar mais gomas e rebuçados do que propriamente broas ou frutos secos.

Outra parte gira deste dia, é a ansiedade vivida pelas crianças, em geral e, pelas minha filhas, em particular. De véspera, a minha filha B. tem tudo combinado, as horas a que se vai encontrar com as amigas, a roupa e que mochila levar. Este ano a Gabi, de três anos, deve ir pelo segundo ano, embora apenas na nossa rua e na de trás.

Primeiro Pão por Deus da Gabi

Já de volta para casa com os sacos cheios

Quando chegam a casa, é ver espalhar o que receberam e ver gomas misturadas, com bolos, moedas, castanhas, nozes, chocolates e claro... embalagens já vazias, pois vão comendo doces pelo caminho.


O que vos venho mostrar hoje são algumas ideias de lembranças para oferecer.
Depois do primeiro ano, em que nada ofereci, todos os outros eu tenho-me empenhado em fazer algo de diferente. Certo é que, de ano para ano, quando vêm tocar à campainha, já oiço os miúdos dizerem, que "esta é a senhora que faz coisas giras". Confesso que fico contente que se lembrem de mim assim.
Infelizmente, não tenho fotos de tudo o que fiz, mas mostro-vos alguns trabalhos.

Biscoito-Chupa
Bolachinhas







Gomas com o tema do Halloween



Este ano está apenas alinhavado mentalmente o que penso fazer. Embora ainda indecisa, devo oferecer gomas, mas vou-me esmerar na embalagem.

E vocês, também cumprem esta tradição? Lembram-se nos vossos tempos de crianças como faziam? Contem-me tudo.

VHE

Sem comentários:

Enviar um comentário