domingo, 27 de setembro de 2015

Quando ficam a chorar na escola!



Desde os 6 meses que o "meu pequeno" andou na mesma IPSS. Passou pelo berçário, pela sala de 1 ano, pela sala dos 2 e tudo levava a crer que lá completasse o ensino pré-escolar. A inscrição para o ano 2015/2016 já estava efetuada.

Foi sempre descrito, ao longo deste período, como sendo uma criança sociável, meiga, bem-disposta e também muito teimosa que não gostava de ser contrariada... Quem gosta :) ???
Tinha os seus melhores amigos e também os que eram culpados das "medalhas" que ia trazendo para casa. Engraçado... Os nomes eram sempre os mesmos :).

As rotinas já estavam adquiridas: o caminho até lá já ele o conhecia, as funcionárias da padaria eram as cobaias das primeiras brincadeiras da manhã (obrigada!) e conhecia toda a gente e todos sabiam o nome dele... Sentia-se em família!!! Sentia-se um verdadeiro REI!!!

A educadora sempre carinhosa e dedicada e as auxiliares bastante profissionais. Obrigada a vocês também! Foram fundamentais para o seu crescimento <3.

Mas como em tudo na vida, não vale a pena fazermos planos, nem tão-pouco projetar o futuro.
Felizmente arranjei trabalho para mais um ano (pelo menos) e levei o R. comigo. Por uma questão de logística, por uma questão de horários, por ser aquilo que nós, pais, considerarmos ser o melhor para ele.

Mudou de escola, mudou de vida.

Novos espaços, novos amigos, novas auxiliares, nova educadora.

Há duas semanas começou a tempo inteiro... Não posso dizer que correu mal, nem que correu bem... O momento de separação é o mais angustiante. Agarra-se ao meu pescoço e coloca as suas pequenas pernas à volta da minha cintura e é difícil tirá-lo... Chora!!! Berra!!! Ouço-o no fundo do corredor... Mais tarde vou espreitá-lo sem que ele me veja e verifico que está a brincar, a interagir, que está bem... Não está feliz, mas está bem...

É frustrante trabalhar no mesmo espaço que o meu filho, ir vê-lo e não lhe poder dar, para já, um beijinho. Por opção minha! (Que tipo de mãe é que eu sou???) Tenho receio que fique a chorar novamente e se sinta, uma vez mais, "abandonado".

Ao longo destes dias, apercebi-me que se o entregasse à educadora e não à auxiliar que ele ficava bem. São as duas umas queridas com ele e também muito profissionais. E tem sido assim... Chego ao colégio cedo, vai comigo à minha sala, circula comigo pelos espaços e, quando chega a hora, lá vamos nós até ao pré-escolar. Mal entra no corredor pede colo. E só sai do meu para o da educadora. Não fica feliz, mas fica bem...

Durante o dia vejo que está integrado, come bem, descansa (para ele dormir é descansar), brinca, sorri, ... As minhas colegas das diferentes áreas dizem-me, por aquilo que observam ao longo do dia, que é um bem-disposto. O que é que isto significa??? Que não está a chorar a um canto. Boa!!!

O pior são mesmo aqueles minutos que antecedem as 9h. Angustiantes... De partir o coração.

Entretanto, esta semana, andou uns dias num dilema... Sofria... Dizia que queria ir para a escola dele, para as escola "dos meus meninos", para a escola da C. (e dizia o nome da educadora). Que não queria a escola da mãe, que não queria amigos novos, que não queria aquela roupa (uniforme),...

"E agora??? O que é que eu faço???" - pensei eu.

- "O que é que vais fazer? " - pergunta-me a família e os amigos mais próximos.

Não vou fazer nada. Não vamos fazer nada. Vai continuar onde está, porque, para além dos motivos já mencionados, frequenta um ensino de excelência e acreditamos que, com o tempo (próximo, esperamos nós) ele se sinta cada vez mais REI daquela que é agora a sua nova escola.

Coração de mãe sofre... Sempre... Para sempre... Seja porque motivo for...
E vocês? Já passaram por alguma situação semelhante? Que conselhos têm para dar?

CF

Sem comentários:

Enviar um comentário