domingo, 20 de setembro de 2015

Gravidez… Estado de graça ou desgraça?!



São muitas as mães que conheço que adoraram a gravidez, passar por todas as mudanças do corpo e têm até saudades de estar grávidas.

Pois bem, eu confesso que não me enquadro nada neste figurino. Não adorei estar grávida, não gostei nada de assistir ao aumento do volume total do corpo (sim, porque no meu caso senti-me grávida da cabeça aos pés!!!). Acho que fico literalmente grávida em tudo: a cara muda, fica redondinha e cheia, nariz (ainda) mais largo, lábios inchados, duplo queixo, barriga enorme (esta era de esperar, mas podia ficar só por aqui!) e depois o fenómeno das coxas e rabo, que ficam gigantes (tenho para mim que devem ser reservas, digamos que pacotes de leite que armazenamos para a amamentação).

E a roupa?! Um desastre… Não consigo achar jeito nem trambelho a roupas de grávida, parecemos uma tenda ou um saquinho de batatas, mas a tentativa de vestir roupas “normais” (sem ser de grávida) por vezes corre ainda pior – casacos que não apertam, blusas que sobem, deixando a ver-se o fundo da barriga, calças que não fecham, mamas que saltam dos decotes… Uff.

Não é nada fácil sair de casa com um ar decente! Valem-me os acessórios, que uso e abuso para ver se o olhar é desviado para os brincos, pulseiras, relógios e a maquilhagem, fundamental para dar um fresco a qualquer grávida.

E o mau estar? Credo… Desde os enjoos que duram até aos 5 meses de gravidez, às insónias que me fazem estar acordada a noite inteira a ver televisão, à fome constante que sinto mesmo quando acabada de comer, cansaço persistente e vontade de não fazer nada (tive dias que foi necessário uma grua me levantar, garanto).

Eu lamento, mas não gosto especialmente de estar grávida… A única coisa que de facto me faz ter saudades da época da gravidez é mesmo o sentirmos o bebe. Isso sim é uma sensação indescritível, maravilhosa, mágica e encantadora. É único o sentimento de sabermos que dentro de nós cresce um ser, é único ouvirmos o bater do seu coração, vermos a sua forma nas ecografias, sentirmos os seus movimentos… E isso faz esquecer todos os desconfortos e ter vontade de repetir tudo de novo… (somos mesmo doidas, não é?)

E por aí, a gravidez é um estado de graça ou desgraça?


GC

7 comentários:

  1. Podia ser a minha mulher a escrever este post, excepto a parte dos enjoos que felizmente não sofremos desse mal até nascer o G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tivemos azia nos últimos dois e ciática no Verão...

      Eliminar
    2. São precisos dois para o fazer (a parte boa), por isso também são precisos dois para estas coisas...

      Eliminar
    3. Muito bem! As Mães que muitas são fãs deste nível de partilha!

      Eliminar
  2. As mulheres é que não gostam de se queixar mto porque parece que não são gratas pelo estado em que estão. Mas confesso que concordo consigo :) Estar grávida também não foi das coisas que mais adorei, os incómodos são muitos e eu andava sempre muito stressada com o facto de poder estar algo mal com o bebé (pancadas minhas). Antes de cada exame eu sofria imenso :) Mas o que de facto adorei na gravidez foi o bebé a mexer, não há nada como essa sensação. Muito, muito giro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Entre nós as opiniões dividem-se, entre ser um estado de graça ou de desgraça... Mas no fim, compensa tudo!

      Eliminar