sábado, 19 de setembro de 2015

5 conselhos para quem quer amamentar


Quando engravidamos pensamos se vamos ou não amamentar, mas nem sempre nos informamos como deviamos! Assim aqui ficam 5 conselhos para quem quer amamentar com sucesso. 
1 - Acreditar! Sim, acreditar que têm leite! Salvo raríssimas (mesmo muito!) excepções todas as mães produzem leite suficiente para os seus filhos. A falta de confiança é um dos primeiros entraves à amamentação! A mama não é graduada nem transparente, não vemos a quantidade de leite que o bebé ingere. Confiem no vosso corpo! Vocês são capazes de alimentar o vosso filho! 
2 - amamentar em livre demanda! Esta é a regra de ouro para produzir leite suficiente para o bebé. Significa dar de mamar sempre que o bebé quiser. Mesmo que seja de hora em hora ou cinco minutos depois da última vez. As vezes também nos apetece comer depois de jantar, ou beber um copo de água a qualquer hora! O leite materno é isso tudo. A produção de leite esta dependente da estimulação por parte do bebé, por isso quanto mais o bebé mamar mais leite vais produzir. Não há segredos! É por esta razão que quando se introduz o suplemento o bebé fica de barriga cheia, vai mamar menos e aí sim, a mãe produz menos leite
3 - ter ajuda  em casa! É muito difícil (sobretudo no primeiro mês) conseguir fazer alguma coisa além de tratar do bebé. Se estiverem preocupadas com outras coisas vai ser mais difícil dar mama em livre demanda, por isso a ajuda é fundamental. Válido sobretudo para quem tem filhos mais velhos. 
4 - estar sempre pertinho do bebé! Ajuda a dar de mamar e a estimular a produção. A ocitocina (a hormona do amor!) é libertada quando o bebé faz sucção na mama e estimula a produção de leite. A proximidade com o bebé, o contacto pele com pele ajudam também a libertar esta hormona.
5 - As vezes dói! O bebé pode fazer má pega. Podem surgir problemas  e muitas dúvidas. Peçam ajuda! O melhor é contactar uma CAM (conselheira em aleitamento materno) e o ideal é terem um contacto antes do bebé nascer! Perguntem na vossa maternidade (as amigas do bebé geralmente têm apoio à amamentação!)
AMR

Sem comentários:

Enviar um comentário