sábado, 12 de março de 2016

Quartos Montessori

Já ouviram falar de quartos montessorianos? Eu não percebo grande coisa do assunto, mas é uma ideia que gosto. Em resumo e com poucas palavras, trata-se de fazer um quarto estruturado na ótica da criança e não do adulto. Cama baixinha, objectos ao alcance dos mais pequenos, móveis pequenos, estilo minimalista, tudo para que a criança possa explorar o seu mundo.
Confesso que se agora estivesse a planear um quarto de bebe seria certamente uma ideia a ter em consideração. Mesmo agora quando mudei o quarto do H, optei por uma cama ainda baixinha e pequena porque acho mais confortável e aconchegante do que passar com três anos para uma cama de tamanho "adulto".
As ideias chave de um quarto montessoriano são:
- cama baixinha ou mesmo colchão no chão, para que a criança tenha mais independência na hora de se levantar/ deitar
- móveis pequenos, baixos, que permitem que livros e brinquedos fiquem ao alcance da criança com facilidade
- tudo deve estar à altura da criança: espelhos, molduras, fotografias... O chão é rei, com tapetes, cantos de brincar, de ler, desenhar... 
A única coisa que me incomoda na ideia é a higiene e o frio, pelo facto da cama ser no chão. Mas se colocarmos uma boa base para isolar do chão, a questão do frio fica resolvida. Relativamente à higiene, o quarto tem que estar limpo, porque na maioria das situações, os bebes já andam sempre a rastejar pelo chão... Ou seja, é tudo uma questão de hábito! 
Para além das vantagens para o desenvolvimento e autonomia para o bebe, acho que estes quartos ficam super giros (e económicos!), vejam as sugestões:







Imagens do pinterest

Então? Entusiasmadas? Nada difícil de conseguir concretizar... Se quiser saber saber mais procure na internet por mais dicas acerca de quartos montessorianos! Caso já tenha em casa, partilhe connosco!
GC







Sem comentários:

Enviar um comentário