sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Carta a uma mãe

Eu sei que estás cansada. Sei que dormiste mal, não tomaste pequeno almoço e foste deixar os miúdos na escola. Sei que no trabalho hoje as coisas correram mal, e trazes os problemas na cabeça. Sei que ainda não sabes o que vais cozinhar, nem sabes o que tens no frigorífico. Sei que só querias ir para casa descansar sossegada e agora o teu filho não entra para o carro. Começou a chorar e a gritar. Até já te bateu. Tu só queres chorar também.... Por favor, não lhe digas que se parar lhe dás um presente. Por favor, não lhe grites. Por favor, não lhe batas!
Eu sei que estás cansada... Mas ele também está. Esteve todo o dia com saudades tuas. Achou que mal falaste com ele de manhã no carro e ficou triste. Agora está muito cansado e com fome porque não gostou do lanche. Doi-lhe um bocadinho a perna porque caiu no recreio e os meninos riram-se. 
Olha para o teu filho nos olhos, tu és o seu porto seguro! Respira fundo e reconhece que ele também está cansado e perdido no meio destas emoções novas que ele não sabe gerir. E conta contigo para lhe ensinares como deve reagir. Dá-lhe um abraço forte e diz-lhe que percebes que esteja cansado. Vais ver que ele vai entrar no carro. Depois, quando ele se acalmar, fala com ele. Conta-lhe que também estás muito cansada e que te custa muito quando ele demora a vir embora. Vais ver que assim te sentirás muito melhor, e os teus filhos também porque te ligaste a eles! 



(Para todas nós)
AMR 

2 comentários:

  1. Lindo e verdadeiro! E como muitas vezes é difícil entendê-los porque tudo o que queremos é chorar; mas mãe é forte e consegue chegar a um final como esse. E o que o amor não resolve em uma relação maternal não é?!

    ResponderEliminar