segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cake-pops

Para o aniversário da minha segunda filhota resolvi atacar os tachos e as panelas, que é como quem diz a Bimby, e fazer cake-pops.

Apesar de parecer algo complexo, se não tiver aspirações a masterchef, o resultado é engraçado, faz as delícias da pequenada (e não só!) e dão cor e alegria à mesa.

Se tiver tempo, é uma actividade que se pode fazer com a pequenada, já que envolve sujar as mãos - o que é algo que a maioria das crianças adora!

Comecemos...

Primeiro é necessário fazer um bolo seco.
Eu utilizo uma receita que já retirei há uns tempos da internet e até já perdi a fonte. Também já lhe fiz algumas alterações de minha autoria.
Se quiserem seguir a mesma, ficam aqui as "instruções".

Ingredientes:
- 3 ovos
- 240g de açúcar
- 120ml de leite
- 4 colheres de sopa de azeite
- 115g de chocolate em pó
- 450g de farinha para bolos
- 1 colher de sopa de fermento

Instruções:
- Bata os ovos com o açúcar, o leite, o azeite e o chocolate em pó até obter uma mistura uniforme (Bimby, 2 minutos, velocidade 4)
- Incorpore a farinha peneirada com o fermento (15 segundos, velocidade 3)
- Coloque a massa numa forma de aproximadamente 25 cm, previamente untada e polvilhada com farinha
- Coze a 180º por cerca de 30 minutos ou até que ao espetar um palito este saia completamente seco.



Desenforme e deixe arrefecer totalmente.

E agora começa a parte mais engraçada!

Está na altura de destruir o bolo que acabou de fazer. Pouco a pouco, vá esfarelando o bolo para uma tijela de dimensão apropriada. Deverá ficar com o aspecto de pequenas migalhas.


Não há necessidade de esfarelar o bolo por completo. Podem sempre aproveitar para comer um bocadinho antes de continuar a árdua tarefa de montar os cake-pops.

Depois do bolo totalmente esfarelado, adicione um lata de leite condensado cozido. O bolo não é muito doce, portanto não irá ficar enjoativo. Mas se gostar de coisas menos doces, pode optar por retirar um parte do açúcar à receita (algo que eu faço, por exemplo).

Vai notar uma redução no volume da massa. O resultado deve ser uma massa consistente e húmida. Depois é só moldar bolinhas.

Uma dica: mantenha um prato raso com água, para ir molhando as mãos. Evita que a massa se cole e que consiga moldar bolas mais perfeitas.



Reserve as bolas durante 30 minutos no frigorífico.
Enquanto arrefecem, aproveite para derreter o chocolate. Normalmente utilizo chocolate de culinária preto e outro branco. Pode utilizar outros tipos de chocolate desde que sejam apropriados para fundir.

Pode derreter o chocolate num tacho em banho maria ou então no microondas. Esta segunda opção para mim é mais simples: 1 minuto na potência máxima, retira, mexe e volta a colocar mais 30 segundos na mesma potência. Caso não fique totalmente derretido, volte a colocar o chocolate no microondas e experimente mais 30 segundos.

A seguir, deverá pegar em pequenos palitos de espetadas, por exemplo, ou outros que há em casas da especialidade, e molhe uma das extremidades no chocolate, colocando-a de seguida no cake-pop.


Quando terminar este processo, volte a colocar as bolinhos no frio por mais uma hora, pelo menos.

Agora é só decorar.
Insira o bolo no chocolate, cobrindo-o completamente. Pode ajudar com uma colher ou espátula, para facilitar o processo.

Se o bolo aquecer muito, é necessário ter cuidado para não se desprenderem do palito.
O ideal será manter os bolos no frio e só os retirar quando tiver que os cobrir.




A decoração fica a seu cargo. Pode colocar coco, pepitas de chocolate, bolinhas coloridas, etc. É onde a imaginação (e a vontade) vos levar!




Pode conservá-los no frio até à hora de servir ou então irem directamente para a mesa.
A apresentação fica a vosso cargo: podem ser colocados em pé, espetados em esferovite, por exemplo ou então, como optei desta vez, colocados em pratos.

Eles adoram comer! E fazer também. Claro que depois tem que ter paciência para limpar a sujidade! Mas vale bem a pena e são umas horas bem passadas!


Bons cozinhados!

AG

Sem comentários:

Enviar um comentário