terça-feira, 1 de dezembro de 2015

O primeiro dia de creche

Quase 9 meses depois de teres nascido, vais para a creche pela primeira vez. 
Comecei a minha mentalização, no dia em que iniciei a preparação de toda a parafernália que é necessário levar. 
Identifiquei as tuas coisas com o mesmo carinho e amor com que gostava que fosses tratada. 



E o dia chegou: começas amanhã. 
Será uma adaptação gradual, mas sei que a mim me custará tanto quanto se não o fosse. 
Serão apenas 2 horas de manhã no primeiro dia, mas sei que a mim me vão parecer uma eternidade. Nem consigo imaginar como será nos outros dias, em que o tempo em que ficas na creche aumenta um pouco diariamente, até ao período de permanência num dia normal. 
Ainda bem que é o teu pai que te vai deixar, porque eu não sei se conseguiria. Não lhe invejo a sorte! 
Acho que se fosse eu, acabaria por não te deixar lá...
Nunca te deixei sozinha com estranhos.
Seria muito complicado entregar-te. Acho que te agarrava e não deixava que te tirassem do meu colo.
Só a ideia de estares sozinha com pessoas que não conheço e que sei que não te confortarão tão bem quanto eu, me revolve as entranhas e até parece que fico enjoada. Eu sei que te vão tratar bem, mas não como eu te trato. Não como mereces ser tratada. 
O saber que não estarei lá para te proteger, que não poderei "lamber" a minha cria, destrói-me um pouco por dentro e desperta em mim um sentimento quase visceral, que me dá vontade de te colocar novamente dentro de mim, onde fazias parte de mim. 
Não te conhecem. Não vão perceber quando tens sono e queres dormir, quando tens fome, quando tens sede ou simplesmente quando queres miminho.



É impossível não ficar apreensiva! O teu bem-estar vai deixar de estar completamente sob o meu controlo e vai depender de pessoas que não conheço e em quem ambas teremos de passar a confiar. 
Sei que com o tempo, se tornará mais fácil e que em breve este texto será apenas uma memória de como me senti, já foi assim quando a tua irmã foi para a creche e será também assim contigo, mas agora, enquanto olho para ti no meu colo a mamar, só quero parar o tempo para que amanhã não tenhas de ir.


AFF

1 comentário:

  1. Sentimento tão verdadeiro.. Somos nós as que mais sofremos com a ida delas... Como sofri e ainda sofro por deixar a minha. Eles acabam se acostumando mais rápido do que nós. Mas no fim aprendemos que é assim mesmo, e que vale muito a penas pegá-los no fim da "aula" e aproveitar cada segundinho juntos....

    ResponderEliminar