quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Opiniões a 11 mães: dormir na cama dos pais?



GC - Por aqui a resposta é "nim"! Nem sempre nem nunca... O ritual de ir dormir é um misto, adormecem na nossa cama, normalmente comigo. É o nosso momento calmo e de relax. Vemos televisão, conversamos, lemos um livro, brincamos... Depois de estarem a dormir, cada um na sua caminha. 
Há duas excepções a esta regra. A primeira é se algum está doente. O pai é enviado para o sofá, porque não consigo estar longe deles ao mínimo sinal de alguma coisa não estar bem. A segunda é se o pai não está em casa. Nesta situação sou a primeira a querer a companhia deles na caminha... Sabe tão bem! (se for eu a não estar, o pai faz igual). 

AMR - Sempre que quiserem! Não há melhor do que o "ninho". O mais velho foi para o quarto dele aos 6 meses (na altura eu pensava que era boa ideia) para rapidamente voltar para a nossa cama (em 2 semanas andava esgotada de andar de quarto para quarto para dar de mamar), onde ficou até perto dos 3 anos e passou muito bem para o quarto dele (mas ainda vem muitas vezes para a nossa cama). O pequenino dorme comigo desde que nasceu! Todas as noites ❤️! 

MC -  Nem sempre, nem nunca!!  E se um de nós (pais) não está, então é certinho!!! :)

CF - Nunca teve esse hábito... Foi para o quarto dele apenas aos 14 meses por conveniência dos pais. Desde essa altura que dorme na caminha dele. Quando acorda de noite e pede "leitinho", por norma bebe na cama dele, mas por vezes acontece que pede para ir beber na nossa cama. Depois, quando adormece, é levado para a dele!

EM - A 1ª filha dormiu muitas vezes connosco até aos 2 anos. Hoje sabe que na nossa cama só de manhã e antes de ir, grita do quarto dela: - Posso ir para tua cama, mamã?
O 2° filho dorme na cama dele desde o 1º dia,  ao contrário da irmã, mas não deixa de se juntar à mana e à mamã de manhã. 

AFF - Dormem nas suas camas desde sempre, mas vão para a nossa cama quando estão doentes, para uma sesta a meio da tarde ao fim-de-semana, quando estão com dificuldade em adormecer ou para um miminho matinal.

VHE - Por aqui não! A regra é dormir cada uma na sua caminha. Desde os primeiros meses que estão habituadas a dormir nos seus respectivos quartos e não pedem para vir para o nosso, excepto nos fins-de-semana em que o ponto de encontro matinal é a na nossa cama. Ocasionalmente,  durante a semana se a G. acordar muito mais cedo do que o despertador, vem ver os desenhos animados para a nossa cama.

RP - Para dormir não gosto, é noite mal dormida para mim. A Drica consegue dormir em cima da minha cabeça ou da mesa de cabeceira e já caiu duas vezes. Parece os ponteiros de um relógio e dou com ela virada para baixo, junto aos pés da cama. Gosto das sestas e das manhãs de ronha.
Se estiver doente, sim, dorme comigo.

AG - Por aqui a regra é cada uma na sua cama. Aliás tanto a #1 como a #2 foram transferidas para os seus quartos por volta dos 4 meses. Ajudou serem ambas crianças que dormem tranquilamente a noite toda, desde cedo. Claro que é sempre bom ter estas doces criaturas a entrarem para a nossa cama, de manhã! Também por lá passam quando estão adoentadas. É mais simples estar atenta à temperatura, por exemplo. Mas ainda assim, a regra é não dormirem na cama dos pais.

EG - Sem rodeios, sim, um enorme sim. Ele adora aninhar-se em nós e se a ele lhe sabe bem, a nós sabe duplamente bem… corrijo…  triplamente bem… É o momento de carinho de eleição no nosso dia, abraçamo-nos, beijamo-nos e mimamo-nos muito. O meu coração diz que está certo mas se for errado vou deixar que seja a vida a mostrar-mo!

MFAqui resistimos a deixá-lo dormir na nossa cama. Ultimamente tem tido umas noites agitadas e acorda a chamar-nos e a pedir para vir para a nossa cama... Às vezes cedemos... O sono e o cansaço falam mais alto! Quando está doente, não hesitamos. Eu não consigo ter o G longe de mim nessas alturas!

1 comentário:

  1. O nosso G dormiu na caminha dele desde o primeiro dia. Até aos três meses tínhamos uma alcofa onde dormia na sala ao nosso lado e depois, quando eu ia para a cama depois do biberon das 3 da manhã, ficava dentro da alcofa, dentro do berço. Aos 4 meses passou para o quarto dele onde a cama dele o aguardava. Hoje, com nove e meio, só dorme na cama dos pais em caso de estar constipado ou assim (duas noites no passado e a de ontem curiosamente). Nesse caso Silent Man tem todo um sofá à sua disposição na sala...

    Acho que está instituído (silenciosamente, porque não falámos sobre isso) que quando o petiz estiver doente fica na cama com a T. Nas outras noites, os papás (mais a mamã, reconheço...) fazem piscinas de quarto para quarto para tratar do crianço!

    ResponderEliminar