Quando a B#2 nasceu pensámos seriamente se deveríamos fazer um quarto para cada uma ou se, pelo contrário, devíamos optar por ter um quarto para as duas.
Decidimos que ficariam as duas a dormir no mesmo quarto e vários factores pesaram para essa decisão.
Primeiro, a diferença de idades é pequena. Elas distam "apenas" de 26 meses de idade, o que faz com que rapidamente os ritmos de sono sejam semelhantes, com horas de deitar e acordar similares. Segundo, ambas dão boas noites. E quando não dão, por algum motivo, a outra raramente acorda. Isso ajuda imenso, confesso! Aliás, qualquer uma das Bs começou a dormir longos períodos nocturnos bem cedo, o que facilitou a adaptação ao processo.
Terceiro, são meninas. Isso faz com que o tempo de conviência seja mais longo do que se fossem um menino e uma menina. Para além disso, podemos enfeitar o quarto de cima abaixo com pormenores rosa, sem que isso chocasse alguém! :)
Em quarto lugar, tínhamos que ter em conta a dimensão da casa. Apesar de termos um T3 não somos apologistas de ter os brinquedos na sala - se bem que parecia uma missão impossível desabituar a B#1 de trazer tudo para ao pé de nós. Então, a solução para evitar isso foi ter um quarto de brinquedos, em que pudessem desarrumar à vontade, que fosse um espaço propício à brincadeira e que fosse só delas!
Por último lugar, o facto de passar muito tempo sozinha com elas faz com que tenha que me desdobrar por duas "exigências"! Para mim, torna-se mais fácil adormecer as duas em simultâneo se estiverem no mesmo quarto: a história da noite é para as duas, o colinho é para as duas e evito o problema de uma chamar por mim, enquanto adormeço a outra.
Claro que nem sempre é pacífico e ontem parecia que o Dia das Bruxas tinha chegado mais cedo cá a casa; cada uma gritava para seu lado, dando a sensação de estar num filme de terror! Mas ainda assim, as vantagens para nós superam as desvantagens.
Ah! e tem mais uma coisa boa - o quarto onde dormem não está associado à brincadeira, pois a maioria dos brinquedos está no quarto reservado para esse efeito. Logo é um espaço mais apaziguador, sempre arrumado e que elas associam mais às rotinas de higiene do sono, do que ao tempo de brincadeira!
Até agora, está a correr bem. Elas adoram e acho que tem ajudado imenso a reforçar os laços entre as manas. Mas se algum dia sentirmos necessidade de mudar ou quando as exigências da idade assim o obrigarem, poderemos ter que reconsiderar esta solução.
E por aí, como é? Tudo ao molho, ou cada um no seu quarto?
AG
Olá, por aqui é uma menina de 7 anos e um menino de 2 anos. A casa por enquanto é pequena e tiveram de ficar os dois no mesmo quarto, mas mesmo se fosse maior estariam os dois juntos. Enquanto der, pois a diferença de idades é grande e são de sexos diferentes, é assim que vão ficar :)
ResponderEliminarE por aqui elas adoram...Por aí também?
Eliminar