segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Truques para comer legumes



Desde que fui mãe e que me preocupo mais com a alimentação, que tento inventar mil e uma formas de incorporar o máximo de vegetais possível na comida de todos os dias.
Como eu própria não aprecio muito só legumes cozidos, tento sempre cozinhar de forma a misturar os legumes no prato "quase sem darmos conta".
Por exemplo, não gosto de brócolos cozidos, mas faço muitas vezes arroz de brócolos e todos gostam!
Outro desafio é tentar que, pelo menos uma vez por semana, a refeição seja mesmo só à base de legumes e posso assegurar que tem corrido muito bem!
Vou partilhar com as mães as minhas dicas para passarem a usar mais legumes na dieta do dia-a-dia, por forma a comermos mais vegetais:

- fazer arroz de legumes: cá em casa quase nunca faço arroz simples. O arroz fica bem com ervilhas, cenoura, milho, brócolos, cogumelos, tomate, alho francês... O que houver!

- massa de legumes: tem sido um dos pratos vegetarianos que temos feito com mais frequência e que eles gostam bastante. O truque é cortar tudo muito fininho e pequenino e um bom refogado com cebola e alho. Para este prato gosto de usar o Wok. Ou mesmo lasanha de vegetais: adoramos!

- misturar legumes salteados à massa do rolo da carne: quando faço rolo de carne, misturo cenoura, alho francês, cebola e espinafres salteados em azeite e alho. Em almôndegas fica igualmente bem!

- adicionar legumes aos guisados: aqui em casa gostamos muito de frango com molho de tomate, ao qual junto cenoura, feijão verde, ervilhas, pedaços de courgete, cogumelos...

- quiche de legumes: saltear todos os legumes que nos apetecer e mais uma vez, tudo bem cortadinho! Para ficar mais leve, não uso natas, apenas ovos inteiros e um pouco de leite.

Experimentem e usem a criatividade na hora das refeições! Vale tudo na hora de pôr a pequenada a comer legumes (e no meu caso a mãe assim também come...)

GC

Nota: Imagens disponíveis na internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário