quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Tempo de ser mãe


Hoje falava com uma amiga minha acerca do nosso papel como mães. Ela foi mãe há relativamente pouco tempo e comentávamos as duas como as coisas mudam depois deste grande acontecimento que foi ter filhos.

Tudo muda. A vida muda. A nossa visão do mundo muda. As prioridades mudam. Só depois de ser mãe consigo perceber as preocupações de uma mãe.

Falávamos acerca do nosso trabalho e como encaramos a nossa carreira profissional. É curioso perceber que concordávamos as duas que o mais importante de tudo era passar mais tempo e de qualidade com os nossos filhos. Ter tempo para ir buscá-los mais cedo à escola, ir com eles ao parque, brincar em casa, ver um filme, qualquer coisa que signifique estar com eles.

Gosto de estar com os meus filhos, de passar tempo com eles e não tenho vergonha de admitir que abdico de alguns desafios profissionais, porque neste momento quero estar com eles.

Não quero estar demasiado ocupada e sem tempo para a minha família. Não me apetece. Não estou nessa fase da vida. Talvez um dia olhe para trás e pense que poderia ter feito outras escolhas. Mas não me apetece, neste momento. Cada coisa a seu tempo.

Será legítimo termos estes sentimentos? Será que a sociedade e até outras mães e mulheres nos condenam?

Não quero ter mais do que tenho, só quero ter tempo. Porque para mim as férias são igualmente boas numa praia portuguesa ou do outro lado do mundo. Porque estamos juntos e isso é tudo o que basta para estar bem, aqui ou em qualquer lugar. Porque não preciso de um carro melhor se isso implica mais duas horas de trabalho por dia, porque os meus filhos só são crianças uma vez e eu quero estar presente.

Quero sentir que faço o melhor por eles e que estou aqui. Adoro chegar a casa e ter tempo para cozinhar a comida que gostam, dar banhos e jantarmos em família. Não faço essas tarefas com esforço e só gostava de conseguir ter ainda mais tempo. Troco de bom agrado a progressão na vida profissional por mais disponibilidade.

Quero acima de tudo sentir-me realizada como mãe. Cada coisa a seu tempo e agora é tempo para ter tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário