terça-feira, 22 de setembro de 2015

Primeiro dia de aulas: diminuir o stress

O mais velhinho começou este dias a escola. Tivemos a felicidade de ter muito apoio familiar (obrigada :)) e inscrevê-lo só agora aos 3 anos. Depois de pensar bastante e ler muito sobre o assunto aqui vão 5 dicas para tentar reduzir a ansiedade dos pequeninos nesta fase! Eu tentei seguir o melhor que pude!
1- respeitar a criança! Regra de ouro e que prevalece sobre todas as outras. Não confundir com deixar que ela faça tudo o que quer. Ela tem de ir para a escola porque os pais vão trabalhar. Dou um exemplo: há muito o hábito dos pais saírem de mansinho quando a criança está distraída na sala de aula. Vocês saem descansados mas quando a criança se aperceber que vocês fugiram além de ficar ansiosa com tudo o que é novo, vai ficar sempre com medo que vocês voltem a fugir! Pensem sempre no que não fariam a outro adulto, e não o façam ao vosso filho. No futuro terão uma criança que também vos respeita.
2- atribuir uma conotação positiva à escola. Tentar falar da escola com alegria. Sem exageros (não estar sempre a falar da escola e não inventar "na tua escola há dinossauros e unicórnios e um escorrega gigante" - estão a ver a desilusão!). Por mais ansiedade que sintam como pais evitem que a criança se aperceba disso. Podem dizer-lhe que também sentem falta deles quando estão no trabalho, que é normal, mas sem dramatizar. A longo prazo também não resultam a ameaça (tens de ficar na escola se não não andas de bicicleta - a escola passa a representar um castigo, uma obrigação) nem os prémios (se ficares caladinho sem chorar a mãe dá-te um presente) pelo mesmo motivo. Podem e devem dizer-lhes que ficaram muito felizes por ele ter ficado bem na escola (porque é mesmo verdade!)
3- se possível tirar uns dias para acompanhar de perto o processo. Permite deixá-lo progressivamente, primeiro só uns minutos ou 1 
h e consoante a resposta da criança ir alargando o tempo. Permite-lhes adquirir mais confiança e não ter medo da escola.
4- acordar cedo! Se estiverem com pressa vão ser menos pacientes e vão ter uma criança mal disposta quando chega a escola, o que dificulta todo o processo. Preparem tudo com antecedência. Por aqui resulta ir fazendo planos mentalmente: agora vamos lavar a cara e as mãos, depois vamos vestir a roupa, calçar os sapatos, comer o pãozinho e lavar os dentes. Depois saímos para a escola, cantamos uma música no carro e a mãe deixa-te com a professora e os teus amigos.
5- conversar, conversar, conversar! Por mais pequeninos que nos pareçam já entendem muita coisa (em geral mais do que nós achamos). Explicar que agora vai passar a ir para a escola, e que a mãe tem de ir trabalhar mas que no fim da escola o vai buscar. Explicar que é normal nos primeiros dias ter vontade de ficar com a mãe mas que nós já passamos pelo mesmo e depois gostamos muito da escola. Não desvalorizar o que a criança sente! Nós ainda ficamos ansiosos quando começamos algo novo, vamos dar importância a esse sentimento e estar lá para ajudar a ultrapassar o medo. Ouçam os vossos filhos, confortem-nos e dêem-lhes carinho.

E agora vou tentar fazer isto direitinho (às vezes não é nada fácil!)



AMR

Sem comentários:

Enviar um comentário